ANILDO MOTTA

domingo, 16 de maio de 2010

Óleo sobre tela. Técnicas e materias









Nasci em Salvador, Bahia, Brasil. Passei toda a minha infância revelando a minha ligação para com a arte, a minha paixão e a enorme necessidade de aprender, levava-me a constantes manifestações artísticas desde fazer desenhos nos cadernos e livros escolares menos indicados para os temas, como desenhar em paredes, chão, portas e onde a inspiração mim levasse.




Aprenda a desenhar retratos
A arte e tendências artísticas são curiosas e viciantes pelo fato de nos acompanhar sempre no nosso dia a dia, mesmo nas mais pequenas coisas, ela está sempre presente. Uma pessoa que carrega estas tendências ou vícios é incapaz de ter em sua frente um lápis, uma caneta, um giz ou até mesmo uma pedra, sem cair na tentação de procurar esboçar alguma coisa. É algo que corre no sangue que anima o espírito que acalma a alma. Há muitas pessoas com essas capacidade. digamos assim, essas necessidades, que no decorrer das suas vidas acabam por ingressar em uma profissão que não está minimamente ligada as artes, por força do destino e necessidade de sobrevivencia, leva as mesmas a acreditar que a arte não possibilita uma vida equilibrada em termos financeiros, não é segura e sujeita a riquezas materiais.

 _________________________________________________________________

PINTURAS SURREALISTAS
_________________________________________________________________




Por um lado estou totalmente de acordo, tenho conhecido durante a minha vida muitos artistas que demonstram uma paixão pela a arte e procuram sobreviver dela e acabam por ter sérios problemas a nível financeiros, tendo sempre como companhia dificuldades e decepções pelo fato de não possuírem talento o suficiente para triunfar. Mais tenho presenciado por muitas vezes pessoas sem esse relativo talento triunfarem criando estilos ou temas jamais imaginados. Também o que chamamos talento é muito relativo, temos tendência a convencionar as coisas dentro de padrões pré-estabelecidos na sociedade, o que é um erro, pelo fato da mesma está em constante mudança no que se refere a maneira de pensar, julgar e avaliar os seus pontos de vista.

Só basta analizarmos a historia da arte. O período da pintura barroca no século XVI a sua tendência estilística, clássica e fiel aos preceitos do realismo académico, foi desafiadas por pintores impressionistas que fugiam a essas tendências criando um estilo totalmente novo que não buscava a fiel cópia fotográfica e sim explorar as cores o movimento e captar a vida na natureza. São aqueles típicos estilos que para muitos menos informados, tem a tendência de dizer, “Até a minha sobrinha de 9 anos é capaz de fazer” Estes artistas no século XV podiam facilmente serem considerados péssimos artista pela sociedade na sua falta de evolução cultural e avaliação artísticas para a mentalidade da época. O que pretendo dizer com tudo isso, é o fato de determinados artistas, que aparentemente não possuir o que convencionamos como talento, pode vir a ser um grande artista devido a sua paixão e determinação, e torna-se uma descoberta artística tudo dependendo da hora certa no local certo, e assim nascem grandes Génios em todas as áreas, criando novas formas de pensar e de talento.

É evidente que esse caminho é muito difícil e penoso e nos dias de hoje com toda as campanhas publicitaria incentivo ao consumo, leva as pessoas a adquirirem hábitos que acabam por aprisiona-los em um mundo material e dominado por futilidades e componentes que trazem prazeres momentaneos e limitados. Fica difícil um artista sobreviver a tal sistema. Por isso para sobrevivermos a esse sistema devemos criar um conceito artístico que possa deslumbrar a sociedade actual criando instrumentos que possa viabilizar a vida de um artista. Termos que ter uma certa tendência comercial. A arte acaba sempre por compensar aqueles que acreditam nela, que a respeita e procura desenvolve-la com paixão. É extremamente agradável ganharmos a vida tendo como objectivo criar nas pessoas um sentimento de entusiasmo, de contemplação e alegria. Não desista, quanto maior a dificuldade maior o sabor da vitória.

Anildo Motta

Politica de privacidade:http://www.google.com/intl/pt-BR/privacypolicy.html



2 comentários:

  1. 2 comentários:
    terezinha bordignon disse...
    Conheci seus sites e me tornei sua seguidora. Você é um artista fastástico!

    Parabéns pela iniciativa de ensinar!

    12 de fevereiro de 2010 07:46
    www.anildo-motta.com disse...
    Obrigado Terezinha, apoio como esse é que nos inspira a continuar. Estou a sua disposição. By.

    16 de maio de 2010 07:14

    ResponderExcluir
  2. É dê pessoas assim q precisamos nesse Brasil. Com alegria d ensina ;Continue sempre com esse trabalho maravilhoso q é a Arte. :)

    ResponderExcluir

google Analytic